quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Referências: Pessoais e de Trabalho

Hoje eu vim falar sobre um tema que é muito interessante pras au pairs: A REFERÊNCIA!
Temos que recolher dois tipos de referência: pessoal e de trabalho. A de trabalho é muito fácil, você vai recolher das mães, pais, professores e pessoas que trabalharam com você quando você cuidava de crianças, na CC são no mínimo 200h de experiência, mas sabe-se, quanto mais melhor! rs Experiência com família vale também, mas tem um peso muito menor. A minha coordenadora me instruiu que trabalho com crianças em creches, buffets acrescentam também, mas que o ideal é ter referências como babá porque é o que você vai fazer lá. É claro que muitas meninas não tem as horas necessárias e preenchem como se tivessem, mas o que não pode é você não saber ABSOLUTAMENTE NADA sobre crianças. Você precisa conhecer o universo delas, saber como cuidar, como fazer sua comida, em cada faixa etária como distraí-la e entretê-la, enfim, você precisa ter noções práticas de como é estar responsável por um serzinho tão pequeninho, ainda que tenha 10, 12 anos se é essa faixa que você quer cuidar precisa saber como cuidar.
Eu prefiro as crianças menores, tenho experiência com uma bebê de 1 aninho, com crianças de 4 a 7 e também com adolescentes (que consegui me dar muito bem), mas cada experiência foi diferente devido às circunstâncias, eu não fui babá de todas elas, então eu prefiro cuidar da idade que eu sei como entreter, ajudar e também sei das responsabilidades que me cercam. Eu pretendo cuidar de duas crianças uma de 2 e uma de 4 ou 5, esta seria minha Host perfeita, mas estamos aí para surpresas certo? Só não quero adolescentes porque é muito difícil essa idade, eu acabei de sair da minha e sei como é complicado pra um adolescente ouvir alguém e respeitar, ajudar... Prefiro as kids pequenininhas que além de fofas você ajudará a construir uma boa educação pra elas.
Sobre as referências pessoais o indicado é que não sejam amigos e nem familiares. Pra ficar mais confiável eu pedi a um ex gerente meu ( o Marcelo,  Caixa) e pra um professor (o Ricardo, Contabilidade Tributária/ Planejamento Tributário), ambos toparam fazer na hora. O meu ex gerente eu conheço há dois anos, depois que saí da Caixa ainda fui lá ajudá-lo na organização e no treinamento das estagiárias, portanto ele me conhece, sabe do meu trabalho e sempre que precisa dá um alô, como eu estou trabalhando já faz um tempo que não vou ajudá-lo, mas antes de ir embora com certeza vou dar uma forcinha por lá, afinal ficarei dois meses sem fazer nada rs ( e quem me conhece sabe que eu odeio ficar sem nada pra fazer!- todo dia, um dia ou outro não tem problema né?! kkk). Tá ok. Marcelo ok! E o professor? Bom, eu sou a única na sala que ama esse professor, semestre passado ele não era tão bom, mas eu já tinha certa simpatia por ele ( é, ele é um gato mesmo!), tá, mas esse semestre ele voltou com tudo a matéria dele tá maravilhosa e como eu acabei pedindo nota pra ele no último período, contanto da minha vida, minha saga na Federal e chorando porque sou bolsista e tal ele me ajudou. Aí a gente ficou mais "próximo", no sentido professor e aluna mesmo (pena! brincadeira!), nada melhor que pedir a ele minha segunda referência pessoal. Com toda cara de pau do mundo fiz mais esse pedido a ele que gentilmente cedeu e se dispôs até a entregar o mais rápido possível, caso eu quisesse pegar no escritório dele.
Achei legal essa coisa de pegar referências de um chefe e um professor, é uma visão mais "business" que vão ter de você, exatamente como a família quer porque mesmo que eles queiram saber como você é pessoalmente no dia a dia, o au pair nada mais é do que uma relação de trabalho e um chefe pode dizer isso e sobre sua dedicação que pode apontar é seu professor. Acho que amigos, vizinhos e outras coisitas más fica muito informal, muito sentimental, amigo sempre vai puxar sardinha pro seu lado, mas professores e chefes ainda que falem bem de você (se você merecer! Porque o Ricardo queria dizer que eu sou instável, não sei DE ONDE ele tirou isso se temos um dia na semana apenas de aula com ele --', o pior é que é verdade! AFFE, mas ele não vai dizer, claro!) eles têm uma visão realista e séria, acho isso bom. Fora que geralmente falam inglês e você não precisa traduzir :D
A minha dica de hoje foi essa, escolham bem suas referências porque sua família ou o pessoal da agência podem ligar pra eles ( se falarem inglês a família e o pessoal de NY da agência que ligam, se não, é o pessoal do Brasil mesmo- mas ligam!).
Estou esperando pra recolher as minhas...
Mais uma vez boa sorte e até o próximo post.
Quando vier comente ;) To vendo que as visitas de diversos lugares do mundo estão aumentando e eu estou muito feliz!

Beiiiijinhos girls and boys!
See ya!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Cherry Going to USA Template by Ipietoon Cute Blog Design